30o Festa das Flores e dos Morangos

A Festa das Flores começou a ser anual em 1982, porém antes disso já tinham sido realizados dois eventos do mesmo cunho. O primeiro foi em 1965, quando a colônia japonesa presenteou com um grandioso evento a cidade nos seus 300 anos e em 1976 com a segunda edição da Feira Agrícola. Quando a Associação Cultural de Atibaia (ACA) completou 30 anos foi o marco das Festas consecutivas (1982) e a junção dos hortifrutigranjeiros e as flores. A união da colônia japonesa foi com o intuito de mostrar a força da agricultura local para todas as culturas. Em 1985, o morango entrou com força e assim a Festa tornou-se das Flores e Morangos.

A Associação Hortolândia de Atibaia, desde sua fundação, é responsável pela Festa e fez com que o evento tomasse novas proporções. A exposição de flores, plantas e frutas mostra a beleza e o sabor que a natureza e os produtores oferecem com criatividade, sensibilidade e ousadia.

No Pavilhão de Exposições, com mil metros quadrados de área, a decoração é muito apreciada devido às esculturas, os ambientes e até as miniaturas de povoados construídos com flores. Os destaques são os morangos e as belas orquídeas, rosas e crisântemos.

A Festa oferece uma programação cultural com grupos interativos internacionais, a tradicional dança típica japonesa Bon Odori, que significa agradecimento pela boa colheita, e apresentações regionais como a Fanfarra Municipal de Atibaia, que conquistou o 3º lugar no mundial na Alemanha. Também existe a exposição e venda de flores e frutas da região.

Na praça de alimentação há uma culinária muito diversificada, porém os amantes e os críticos de gastronomia devem degustar os pratos e frutas típicas que são para todos os paladares.

O local da Festa das Flores e Morangos de Atibaia é o Parque Municipal Edmundo Zanoni, com uma área verde de 38.700 m2. É um dos pontos turísticos mais visitados do município com lago com pedalinho e playground, além de abrigar o Museu de História Natural e o Salão do Artesão de Atibaia.

A Festa é visitada por, aproximadamente, 120 mil pessoas de todo o Brasil e é realizada em Setembro todos os anos, marcando o início da Primavera.

** Quem conseguir dar uma passadinha lá, aproveite para descansar, passear e comer muitas comidas gostosas, mais informações no site: http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/NovoSite/

Beijos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: