Companhia shakespeariana vende figurinos para o público na Inglaterra

Foto

Uniformes de soldados romanos, vestidos do século 16 e adereços egípcios. Por centavos ou pouco mais de uma centena de libras, esses e outros figurinos usados no palco por atores da Royal Shakespeare Company (RSC) – uma das principais companhias de teatro clássico da Inglaterra – serão colocadas à venda no dia 12 de fevereiro na cidade de Stratford-Upon-Avon, na região central do país.

O objetivo é criar espaço para o material de futuras produções, diz o diretor de figurino da RSC, Alistair McArthur. O Terra visitou o local durante os preparativos para o brechó: serão 10 mil das 40 mil peças que fazem parte do acervo, um dos maiores da Inglaterra. Com sede na cidade onde o dramaturgo William Shakespeare nasceu, a companhia completa cinco décadas neste ano. Apesar de focada no trabalho do autor, também apresenta um repertório contemporâneo. Por isso, a variedade de estilos inclui desde a Idade Média aos anos 20.

“Quando fizemos a última venda, quatro anos atrás, ganhamos espaço, mas agora já está tudo ocupado. E há seis grandes peças de Shakespeare a caminho. Porque nossas apresentações são muito grandes, precisamos criar espaço para os novos itens que irão entrar”, fala McArthur, que faz parte da companhia há oito anos.

Araras e caixas abarrotadas de roupas, sapatos e acessórios ocupam duas salas do local de ensaio da RSC. Desde novembro, integrantes do grupo selecionam os trajes. Todo o processo, incluindo o dia do evento, envolverá mais de 50 pessoas. Devido ao volume de material, a seleção e a organização não se detêm a detalhes. Mas enquanto caixas com simples calçados de borracha são arrastadas para outra sala, vestidos como um modelo em veludo púrpura, com detalhes em renda e bordados, são pendurados cuidadosamente em uma arara com o aviso: “Damas Luxo”.

Mais de mil pares de sapatos, 500 camisas e 300 chapéus estarão em oferta para complementar os típicos trajes elisabetanos, uniformes militares, roupas de freiras e padres e túnicas, com preços entre 20 centavos e 150 libras (entre R$ 0,55 e R$ 405, aproximadamente). Muitas mostram as marcas do tempo, mas o diretor considera algumas peças “imaculadas” e outras, “verdadeiros tesouros”.

Brechó terá trajes usados por atores famosos
Os mais importantes figurinos produzidos pela RSC – que ajudaram a compor personagens shakespearianos interpretados por Vanessa Redgrave, Judi Dench, Vivien Leigh e Helen Mirren, entre outros – fazem parte de uma coleção especial, que não está à venda. No entanto, a maioria das roupas que farão parte do brechó tem criação assinada pelas oficinas da própria companhia. Outras, foram compradas prontas, mas todas fizeram parte de alguma montagem.

Quando uma temporada acaba, o vestuário segue para outro setor, que aluga peças para apresentações externas – como as malhas de metal usadas por soldados na peça Henrique V, em 1984, estrelada pelo ator Kenneth Branagh, e depois vistas no filme Coração Valente, com Mel Gibson, em 1995. Agora, elas estão entre os itens a serem vendidos ao público. Outros figurinos já foram vestidos no palco por atores como Ben Kingsley, Ian McKellen, Charles Dance e David Tennant – e não deverão demorar em serem comprados.

Apesar de todo o trabalho, o dia do brechó se torna divertido para quem está envolvido graças ao entusiasmo dos compradores, conta McArthur. Mas que tipo de comprador é esse? ‘Absolutamente qualquer pessoa. Na última vez, foi algo insano, tantas pessoas apareceram aqui. Muito divertido, mas uma mistura realmente diversa. Pequenas companhias, mas também gente procurando vestido de festa ou fantasias. Alguns podem só comprar um colete, enquanto outros enfrentam dificuldades, com os braços cheios de coisas” diz o diretor.

Além de Stratford-Upon-Avon, a cerca de 170 quilômetros da capital da Grã-Bretanha, a RSC conta com espaços em Londres e Newcastle-Upon-Tyne, no norte da Inglaterra, e faz turnês. Entre 2008 e 2009, vendeu o total de 532.764 ingressos para suas produções. A liquidação dos figurinos estará aberta ao público no dia 12 de fevereiro, das 10h às 17h, nas salas de ensaio da RSC, localizada na esquina da Arden Street com Birmingham Road, em Stratford.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: