Proibição de profissionais de saúde de usar jalecos e aventais fora do ambiente de trabalho


Projeto de lei proíbe o uso de equipamentos de proteção individual, tais como aventais e jalecos, pelos profissionais da área de saúde fora do ambiente de trabalho. Estão incluídos nessa categoria médicos, enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, biomédicos, radiologistas, laboratoristas e dentistas.

O objetivo do uso dos equipamentos de proteção individual não se restringe somente à proteção dos profissionais, mas também se destina à redução dos riscos de transmissão de micro-organismos.    É comum ver nas ruas profissionais andando com jaleco branco, uniformes e até toucas de proteção, ignorando o fato de que esses equipamentos podem disseminar infecção hospitalar.

O Projeto de Lei 757/2009 prevê punição com multa aos que cometerem a infração. A multa é de dez Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalentes a R$ 158,50, dobrando na reincidência. A proposta está tramitando na Assembléia Legislativa.

É comum ver nas ruas profissionais andando com jaleco branco, uniformes e até tocas de proteção, ignorando o fato de que esses podem disseminar infecção hospitalar. O jaleco, que é uma das principais peças do equipamento de proteção individual, acaba se tornando um material que contamina outros ambientes.

Biomédicos, alertam que o grande problema da prática é que bactérias e outros agentes microscópicos de doenças peguem carona na roupa, em especial em suas mangas e bolsos.

O risco é pequeno,mas existe. E doenças podem chegar tanto da rua para os pacientes do hospital quanto do hospital para pessoas fora dele. No ambiente hospitalar, há muita gente com o sistema de defesa do organismo em baixa, portanto vulnerável a infecções. E, de fora dele, idosos, doentes e crianças também ficam mais ameaçadas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: